Missionária de 85 anos ministra estudo bíblico para idosas: ‘Deus é a minha força’
Uma missionária de 85 anos testemunhou sua alegria ao continuar pregando a Palavra de Deus. Atualmente, ela ministra um estudo bíblico para outras...

Uma missionária de 85 anos testemunhou sua alegria ao continuar pregando a Palavra de Deus. Atualmente, ela ministra um estudo bíblico para outras idosas nos Estados Unidos.
Flora Vergara é missionária designada pelas Assembleias de Deus nos Estados Unidos desde 2003. Ao longo dos anos, plantou 12 igrejas de língua espanhola no estado do Oregon e atuou no ministério prisional de sua congregação.
Em 1992, Flora foi ordenada ministra e, ainda hoje, continua pregando o Evangelho a todos que encontra: "Estou com uma saúde relativamente boa, com algumas dores e um pouco de artrite no meu joelho. Mas pretendo continuar servindo o ministério enquanto o Senhor me fortalecer ou me disser o contrário. Não tenho planos de me aposentar tão cedo", disse ela à AG News.
Morando no sul da Califórnia, a idosa oferece aconselhamento à congregação espanhola na Igreja Living Faith em La Mirada, pastoreada por sua filha Maria Camarilla e o genro Steve. E às terças-feiras, ela lidera um estudo bíblico em um complexo residencial para idosos.
"Ela traz uma mensagem expositiva semanal à congregação espanhola, chamada de estudo bíblico Fé Viviente, com cinco a oito participantes", contou Maria, de 67 anos.
E continuou: “A pastora Flora é muito comprometida com o discipulado. Ela desafia aqueles que frequentam as aulas de espanhol a evangelizar seus familiares, vizinhos e aqueles que encontram na comunidade. Ela os desafia a orar pelos doentes e esperar que Deus responda”.
Exemplo de fé
Ana Broasa, de 81 anos, que frequenta o estudo bíblico, contou que Flora a ajudou a aprender a ler e agora ela lê a Bíblia.
“Aprendi muito com a Flora. Ela dedica um tempo para me explicar a Bíblia em detalhes. Eu não sabia nada sobre as Escrituras e agora estou aprendendo muito”, relatou a idosa.
Outra participante do grupo de estudo bíblico, Clarita Ojeda, de 73 anos, destacou que Flora é uma bênção para todos:
“Ela nos encoraja a prosseguir em nossa caminhada de fé com Deus. Nos instrui no caminho do Senhor e em sua Palavra. Ela sempre nos incentiva a compartilhar a história da salvação de Jesus com os outros, como ela faz em todas as oportunidades. Sou muito grata a Deus pela pastora Flora e por todos os esforços que ela demonstra em seu amor por Deus e por nós. Ela é um exemplo de como seguir em frente com o Senhor”.
Para Flora, foi Deus quem abriu as portas para que ela pudesse ministrar a Palavra neste centro de idosos. O local fica bem próximo a sua casa e ela consegue comparecer semanalmente.
"Uma vez por semana, ela faz burritos para compartilhar com os idosos de lá, e eles gostam de receber uma refeição caseira. Então, ela fala sobre Jesus com aqueles que estão abertos a receber a mensagem", contou Maria.
Gabriele Nuizar, de 79 anos, conhece Flora do centro, onde ela interage com cerca de 25 pessoas diariamente.
“A Pastora Flora é a pessoa mais devota e conhecedora da Palavra de Deus que eu conheço. Ela está totalmente envolvida em trazer pessoas feridas ao Senhor, também inspirando-as a confiar em Jesus. Ela também me ajudou a ser encorajada em muitas ocasiões. Ela tem sido usada pelo próprio Senhor para acalmar minha mente e me ajudar a não me preocupar”, testemunhou Gabriele.
Já Matthew Pokanshi, de 75 anos, que conheceu Flora há dois anos, relatou: “Ela é realmente uma inspiração. Sua fé é tão forte. Ela exala amor no exemplo que Jesus teria”.
Eileen Zaragoza, de 62 anos, acrescentou: “Flora é uma linda ministra. Ela me mostrou como orar com autoridade em nome de Jesus. O testemunho de Flora é de coragem e força em Jesus. Sua caminhada com Jesus é inspiradora. Todos nós amamos Flora”.
Por fim, sua filha Maria destacou: “Ela é uma mulher de 85 anos que ainda está em missão para servir ao Senhor de todas as maneiras possíveis. Ela é uma mulher admirável que continua a expandir o reino de Deus de uma maneira eficaz”.